Piscinas com borda infinita

09/07/2018
Piscinas com borda infinita - Acquasul Piscinas

Piscina com borda infinita ou piscinas infinitas, são piscina desenvolvidas para acrescentar uma visual espetacular. Nestes projetos ousados há impressão de que à água da piscina está transbordando para o horizonte.  Quando se tem o céu aberto ao fundo ou uma grande extensão de água, a superfície de água da piscina mistura-se com o fundo proporcionando uma imagem infinita ou ligada com o plano de fundo.

A piscina com Borda infinita é construída em terrenos que apresentam declive para que se rebaixe uma das bordas ou até mesmo todas as bordas para que a água da piscina transborde por cima destas. É construído um reservatório em formato de calha ao redor da piscina para que essa água caia e seja coletada e retornada para piscina através de eletrobombas. É de suma importância calcular de forma correta o volume do reservatório para que quando for acionado a eletrobamba que colocará a borda em funcionamento não secar o reservatório e entrar ar na bomba. A calha deve ter um volume necessário para elevar o nível de água da piscina em 10 cm para se ter uma margem de segurança.

A piscina de vinil também pode ser do tipo borda infinita. Há duas formas de fazer a borda infinita para piscina de vinil. A primeira é quando ha um perfil de flangeamento na borda e é colocado uma pedra por cima deste perfil ou até mesmo assentamento de pastilhas. Outra forma é guando o vinil inteiro reveste a borda e a parede por onde água desce.

Piscinas que já estão prontas também podem ser transformadas em piscinas com borda infinita, analisando a topografia do terreno o paisagismo e a vista. Em Belo Horizonte transformou-se uma piscina de azulejo antiga com vazamentos em uma piscina de vinil com borda infinita rebaixando em 15 cm umas das bordas e construindo uma calha receptora para receber a água. A borda utilizada estava  suspensa ao lado de um talude o que favoreceu o projeto.  

 

 

Informações sobre Borda Infinita:

A água da piscina vai para o tanque de compensação, ou reservatório após escoar por uma das paredes da piscina. A finalidade da borda infinita é principalmente estética interagindo a piscina com a paisagem fornecendo uma vista espetacular.

 

Reservatório tipo Vertedouro:

A água da piscina verte vagarosamente em direção ao tanque de compensação sobre a parede tendo como finalidade a eliminação da sujeira na superfície da piscina e a estética proporcionada pelo efeito de borda infinita. No sistema vertedouro as bombas responsáveis pela movimentação da água são com menor  potência em relação ao sistema cascata, e a espessura da lâmina da água no escoamento tipo vertedouro é menor do que o sistema em cascata. O sistema vertedouro necessita de uma vazão 4 m³/h para cada metro linear de borda infinita, para ter uma espessura de aproximadamente 3,0 a 6,5 mm de água e com velocidade de escoamento de 21 a 10 m/mim. O efeito de coar água é melhor no sistema vertedouro. 

 

Reservatório tipo cascata

A água que transborda da piscina para o reservatório é jogada com velocidade. Este é o motivo das bombas serem em maior potência do que no sistema vertedouro. O sistema precisa de uma vazão mínima de 28m³/h para cada metro linear de borda infinita. A espessura de água fica com aproximadamente 16 a 25 mm.

 

Localização do transbordamento

Fica a critério do projeto, pode ser em todo perímetro da piscina ou nas laterais. A borda infinita na maioria dos casos fica localizada no local em que a visão da paisagem melhor se fundo com a visão da lâmina de água da piscina.

 

A Estrutura da piscina

Há necessidade de uma estrutura mais reforçada, fundações com estacas e tubulões, paredes mais espessas que as normais, ferragens menos espaçadas e provavelmente ferragem dupla. Bordas infinitas de grandes de grandes dimensões necessitam de um projeto estrutural mais elaborado.

 

Tanque de compensação

O dimensionamento do tanque de compensação pode ser feito da seguinte forma: Multiplicando a área da superfície de água da piscina pelo valor de 15 cm ou 20 cm para encontrar o volume. 

 

A hidráulica da piscina

O ideal nas piscinas com borda infinita é que seja instalado um sistema de independente de bombeamento para borda. Dependendo do sistema é necessário colocar válvulas de retenção em diversas tubulações para evitar que a água da tubulação flua para o tanque da borda.

 

Referência bibliográfica: Livro, Piscinas Litro a Litro de Nilson Maierá.

COMPARTILHE